sábado, 21 de abril de 2012

Especial Brasilia, 52 anos!

 Menos de três meses depois de tomar posse na presidência, Juscelino Kubitschek deu o primeiro passo para construir uma nova capital no centro do Brasil.



"Deste planalto Central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino." JK






A idéia de transferir a capital federal vinha de muito longe, do tempo do Império, sem que os governantes fizessem muito para tirá-la do papel. Disposto a fazer dela a "meta-síntese" do ambicioso Plano de Metas com que chegou à presidência, a 18 de abril de 1956 Juscelino enviou projeto de lei ao Congresso Nacional.





















A festa da inauguração de Brasília começou na noite da véspera, 20 de abril de 1960, com uma missa campal que invadiu o dia 21 e arrancou lágrimas do criador da cidade.

Despertado na manhã seguinte com um toque de alvorada, ele enfrentou alegremente uma agenda em que lhe coube, entre muitos outros compromissos, recepcionar embaixadores estrangeiros e presidir uma reunião do ministério – formalmente, a instalação do poder executivo na nova capital. Primeiro ato oficial de JK: assinatura de mensagem propondo a criação da Universidade de Brasília.

Numa paisagem em que a poeira do planalto cobria democraticamente as cartolas e casacas das autoridades e as roupas domingueiras dos trabalhadores, tudo era festa em Brasília naquela quinta-feira. Parada militar, desfile de candangos, baile improvisado nas ruas, queima de fogos no Eixo Rodoviário, JK percorrendo avenidas em carro aberto, Esquadrilha da Fumaça roncando no céu onde no final da tarde se abriu um arco-íris. À noite, no Palácio do Planalto, baile de gala para 3 mil convidados.







Falar em Brasilia e nao falar nas pessoas que projetaram ela, pelo menos os principais seria um grande até um desrespeito, portanto ;


Lucio costa, escolhido para ser o urbanista na nova capital do país, ele fez todo o projeto do Plano Piloto sozinho, idealizou a praça dos três poderes como o começo de todo o traçado urbanistico, projetou as super quadras, traçou os eixos, que segundo o arquiteto, nao tem a forma de um aviao e sim de um borboleta





Oscar Niemeyer foi contratado por Juscelino para ser o arquiteto dos edifícios físicos de Brasilia, enquanto Lucio Costa, seu ex patrão, desenvolvia o plano da cidade. Brasilia foi para Niemeyer um grande desafio, pois ele tinha que projetar os edifícios em poucos meses, para configurar a cidade que nascia. Entre os edificios principais estão: o Palácio da Alvorada (casa do presidente), o Edifício do congresso nacional, A catedral de Brasilia, os Ministérios, o Palácio do Planalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário